Eu Conserto Tudo (I Fix Everything)

Nessa corrida de fim de ano  não tive nem tempo de mandar uma mensagem de natal adequada sobre tudo o que eu desejo para meus amigos, familiares, alunos, pacientes, leitores do blog e……… Como hoje é o último dia de 2011 ainda dá tempo de escrever umas palavrinhas. Em primeiro lugar eu gostaria de agradecer a Deus por tudo o que me aconteceu este ano, pela saúde dos meus familiares, pelas oportunidades no ITC (onde sou supervisora), Instituto Beck,  Congresso na Turquia, pelas pessoas que conheci e começaram a fazer parte da minha vida e tudo o mais…. Penso que Deus nos dá as oportunidades sempre, mas que muitas vezes nós mesmos com os nossos pensamentos disfuncionais é que as deixamos passar por não as termos percebido.

Ao longo deste ano falei muito da importância dos nossos pensamentos e de como eles nos afetam para o bem ou para o mal. Se pensamos que nada dá certo, como vamos criar a possibilidade de conseguir o que queremos? Pensar pode ser uma escolha sim! É claro que não comandamos conscientemente os nossos pensamentos automáticos, pois eles são fruto dos nossos esquemas e crenças mais internos, mas se eles forem negativos e disfuncionais podemos desafiá-los e desistir de reforçá-los, criando uma forma alternativa de pensamento. Constatar que é natural que nem tudo o que desejamos dê certo ajuda a não nos culpar e punir pelos fracassos e isso não significa que “nada” dá ou dará certo para nós. Podemos planejar e fazer acontecer, mesmo que tenhamos algumas pedras no caminho. Este curta de 5 minutos, que foi dirigido pelo meu irmão Marcelo, ganhou o prêmio de melhor filme no concurso 100 hours film racing deste ano, e nos faz pensar sobre as nossas escolhas.  Podemos esperar que o mundo nos resgate, que as pessoas nos demonstrem amor da maneira como esperamos ser amados, ou podemos direcionar os nossos esforços à nossa capacidade de amar, de buscar e oferecer  ajuda quando necessário. O menino do filme em questão não fica esperando, ele parte para a ação. No caminho ele encontra obstáculos, mas não se deixa levar pelos imediatismo e foca no seu objetivo.  O que o outro nos fará não pode ser controlado por nós, portanto se ficarmos a espera morreremos esperando. Por outro lado, o que faremos aos outros depende exclusivamente de nós e dos nossos atos.  Doar amor, tempo, solidariedade, compaixão nos trás alegria e bem estar e cura as nossas dores e sofrimentos. Ser útil  e desprendido na grande maioria das vezes nos trás reconhecimento, admiração e amor dos outros, mas isso só acontece se fazemos de coração sem esperar o reconhecimento do outro.

Desejo a todos um 2012 maravilhoso, repleto de alegria, realizações e principalmente novos e bons pensamentos. Vamos começar 2012 agradecendo por 2011, mesmo que ele tenha sido um ano difícil. Vamos criar novas metas, mas não metas –desejo  e sim  metas reais que possam ser cumpridas. Vamos focar nos nossos objetivos e criar pensamentos que nos ajudem a realizá-los dispostos a mudar a nossa forma de pensar, sem nos amedrontarmos com os empecilhos.  Quem sabe assim poderemos “consertar tudo” no mundo, no nosso mundo?

FELIZ 2012!

Renata Borja

Gostou? Compartilhe
Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

6 respostas a Eu Conserto Tudo (I Fix Everything)

  1. Lucas Castro disse:

    Renata, obrigado pelo e-mail.
    Um ótimo post aqui e um belíssimo vídeo.
    Desejo também um feliz 2012.

    Abs,
    Lucas Castro

  2. Virginia Borja Pereira disse:

    Renata querida. Como sempre você me emocionando com sua maneira clara em querer ajudar o próximo. A cada dia creio mais nisso, que podemos mudar o mundo a cada atitude e pensamento que colocamos em prática. Um beijo da Tia Virginia.

  3. PAULO CELSO FERNANDES DOS SANTOS disse:

    BOM DIA RENATA BORJA, QUE 2012 SEJA DE MUITAS BENSÃO EM SUA VIDA! GOSTARIA MUITO DE IR COM MINHA ESPOSA AO SEU CONSULTORIO, ESTE ANO VOU MARCAR UMA CONSULTA.

  4. Adriana Sayar disse:

    Adorei o vídeo e também sua mensagem! Obrigada!

  5. Cleyton Padoan disse:

    Bom dia Renata.
    Muito obrigado pela mensagem e pela reflexão.
    Deus continue iluminando e abençoando seus passos…
    Saúde e paz.

  6. Renata, querida, quanto tempo!
    Linda demais sua mensagem. Seu “menino” também foi nota 10. Provavelmente ele foi terapizado pela Dra. Renata Borja, não é? rsrsrs
    Muito obrigado pelo carinho e que seu ano de 2012 seja o dobro de tudo isso que você me desejou.
    Um grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *